Buscar
  • Rodrigo Campos

Por que você deve parar de usar laxante?

Atualizado: Jun 3

Só quem tem constipação (prisão de ventre) sabe o desconforto que é ficar vários dias sem ir ao banheiro. Dor, barriga inchada, mal humor...


Nessas horas, parece tentador ir na farmácia e comprar um "remédio para ir ao banheiro". Um ou dois comprimidos e pronto! Em poucas horas o problema está resolvido.


Mas uma semana depois a prisão de ventre volta! E você toma mais um comprimido. O mesmo se repete até que, em alguns meses, um comprimido só não é suficiente e você passa a tomar mais. Algum tempo depois você se dá conta de que não consegue mais ir ao banheiro sem o remédio.


Essa história parece familiar? Aposto que já ouviu por aí...


O problema de alguns laxantes (os laxantes irritantes ou de contato) é que eles provocam destruição dos nervos do intestino e diminuição dos movimentos intestinais quando usados em excesso durante muito tempo. Com isso, o intestino passa a depender cada vez mais do remédio para funcionar direito. Ele fica literalmente viciado!


O primeiro passo para melhorar essa situação é retirar, aos poucos, esses laxantes da rotina e substituí-los por outros remédios.

Isso quer dizer que TODOS os laxantes são ruins? NÃO. Existem laxantes que podem ser usados com maior frequência. E até mesmo os laxantes "ruins" podem ser usados, desde que eventualmente,


Será que no SEU caso o uso de laxante está indicado? Será que o que você já toma está te fazendo mal? Isso só o médico saberá te dizer!





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo